COVID-19: AdVRSA
O que está a fazer a AdVRSA para proteger o abastecimento de água?
A AdVRSA monitoriza atentamente as orientações nacionais sobre o COVID-19, enquanto tomam medidas de precaução para proteger a saúde de colaboradores.
Temos implementados procedimentos de controlo de qualidade da água, ajustados ao nível de alerta veiculado pela Autoridade de Saúde, os quais serão ajustados mediante evolução da situação, promovendo a segurança da água abastecida.
Estamos a implementar medidas extraordinários de higiene nas estações de tratamento de água, reforçando a atenção para a etapa de Desinfeção, cujo processo, utilizando compostos de cloro, é eficaz na destruição do vírus.
Partilhamos com os nossos colaboradores as medidas preventivas indicadas pela DGS sobre como podem minimizar o risco de contrair COVID-19.
A água que me é abastecida pela rede de abastecimento é segura?
Sim. A água distribuída através da rede de distribuição em Portugal é de boa qualidade e adequadamente tratada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os processos de tratamento utilizados nas estações de tratamento de águas de origem superficial e subterrânea, são adequados para a remoção dos contaminantes e desinfeção da água, inativando microrganismos patogénicos, incluindo COVID-19.
Se os colaboradores das Entidades Gestoras estiverem de quarentena em casa, os serviços de abastecimento serão assegurados?
O abastecimento de água é um serviço essencial e as entidades gestoras estão adequadamente preparadas para gerir a respetiva resposta ao COVID-19, ajustando os procedimentos operacionais internos à evolução verificada da situação.
Em geral, as estações de tratamento de água estão preparadas para a adequação do nível de tratamento; requerem poucos operadores sendo que as maiores são principalmente operadas remotamente, por telegestão.
Devo comprar água engarrafada?
Água da torneira segura e limpa continuará a ser fornecida com o nível de tratamento adequado, pelo que não há necessidade de comprar água engarrafada.